O Cenplafam iniciou em Curitiba, numa sala cedida pelo Movimento Familiar Cristão situado na rua Dr. Muricy, 926 5º andar, esquina com Rua Saldanha Marinho, em 25 de outubro de 1983, com a presença do casal John e Evelyn Billings, médicos e cientistas australianos que pesquisaram e desenvolveram o “Método da Ovulação de Billings” ou método do muco cervical.

Chamava-se CEPLANFAC (Centro de Planejamento da Família de Curitiba), tendo como mentora intelectual a Irmã Maria Turkiewicz, diretora da Escola de Enfermagem Catarina Labouré.

Irmã Maria convidou para concretização do projeto: profª./nutricionista Marídia Scarpari de Castro, a profª. enfermeira Melita Caio e seu esposo, o médico ginecologista, Dr. Luís Fernando Caio.

Em busca de um espaço maior, o Centro de Planejamento mudou-se para a Av. Jaime Reis, próximo a Cúria Metropolitana de Curitiba, com o nome de CENPLAFAM.

A partir de 1988 o CENPLAFAM transferiu-se para uma sala, compartilhada com a Congregação Mariana, na Paróquia do Senhor Bom Jesus, dos Frades Franciscanos em frente à Praça Rui Barbosa, no centro de Curitiba.

Desde março de 2008, atende no Edifício Nossa Senhora da Luz, 4º andar, sito á Praça Tiradentes, 190.

O CENPLAFAM/Curitiba participou com o CENPLAFAM/Nacional das primeiras discussões e elaboração do primeiro documento Nacional de Planejamento Familiar junto ao INAMPS (Instituto Nacional de Previdência Social), em 1985, dentro do PAISM (Programa de Assistência Integral a Saúde da Mulher).

Prestou serviços de treinamento a profissionais de saúde, em Métodos Naturais de Planejamento Familiar, para a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, em parceria, no ano de 1992.

Atualmente está no 10º ano de convênio com a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, dentro do Programa Mãe Curitibana, em prestação de serviços de acompanhamento de mulher/casais em busca da gravidez através dos Métodos Naturais de Planejamento Familiar.