Atividade Ovariana

A figura 5 mostra que, agora, o ovário está ativo e está produzindo estrógeno, o qual estimula o cérvix para que atue. Produz-se muco líquido e este libera o tampão; assim o esperma pode agora entrar no cérvix. Uma mudança na sensação de seca para não mais seca é experimentada agora na vulva. A aparência do muco pode ser espessa e opaca. Este muco opaco, pegajoso, não indica infertilidade. O fato de que tenha chegado à vulva significa que deixou o cérvix, deixando-o aberto aos espermatozóides.

Figura 5 – Ponto de mudança na sensação da vulva, de seca para não mais seca.

Da mesma forma, onde há um padrão básico de infertilidade de muco (Figura 6) o ovário volta à sua atividade. O ponto de mudança é notado na vulva onde muda a sensação, indicando que agora as células espermáticas podem entrar no cérvix.

Figura 6 – Ponto de mudança na sensação da vulva de um padrão básico de infertilidade.

É o muco, o qual sente-se molhado e se vê opaco.

Esta mudança está associada com um aumento nos estrógenos que estão sendo produzidos pelo ovário. Os espermatozóides são agora capazes de entrar no cérvix.

A figura 7 mostra o padrão de mudança da fertilidade. (O padrão básico de infertilidade tem sido sem mudanças). O ovário está produzindo, mais e mais, grandes quantidades de estrógeno. O muco está mudando de pegajoso para uma sensação de molhada e escorregadia. Podem ser notados fios claros de muco. A quantidade máxima de muco pode diminuir e continuar uma sensação escorregadia por um dia ou dois. O último dia de sensação escorregadia é o dia mais fértil no ciclo e é chamado de ÁPICE, por ser o dia ápice da fertilidade e está associado a uma sensibilidade maior e inchaço na vulva.

Figura 7 – O Ápice, o último dia de sensação lubrificante.

O ovário já está produzindo progesterona já que o folículo está se preparando para liberar o óvulo dentro da trompa de Falópio. A progesterona está ativando a parte mais baixa do cérvix para que produza o muco espesso, pegajoso, o qual passados os 3 dias, fechará gradualmente o canal do cérvix. Todavia, durante estes 3 dias permanecem umas pequenas passagens através das quais os espérmatozóides podem viajar. Estes alcançam rapidamente a parte externa da Tuba Uterina onde o óvulo estará esperando para ser fertilizado.

O óvulo pode ser visto agora na Tuba Uterina (Figura 8). O cérvix está começando a se fechar com o muco espesso sob a influência da progesterona do folículo luteinizado ( o corpo lúteo). A progesterona tem uma influência sobre o muco, que faz com que a mulher sinta a mudança da sensação na vulva e ela sente-se seca ou pegajosa.

Figura 8. O 1º dia após o Ápice.

A ovulação ocorreu (ou está eminente) e a sensação na vulva não é mais lubrificante, mas seca, ou pegajosa. Já não há mais nenhuma sensação lubrificante na vulva. Isto é devido às mudanças no cérvix e na parte baixa da vagina, ambos estão sob o controle hormonal. O muco se seca ao passar pela vagina devido a ação das Bolsas de Shaw.

Anterior   Próxima