Eventos Fisiológicos do Ciclo

A Fertilidade depende de:

  • Uma ovulação satisfatória.
  • Trompas de Falópio (Tubas Uterinas) saudáveis que permitam a passagem das células espermáticas para a união com o óvulo e, em seguida, protege e ajuda o embrião a prosseguir em direção à cavidade do útero para sua implantação.
  • Um endométrio saudável para a implantação.
  • Uma função cervical adequada para produzir muco, o qual capacitará as células espermáticas saudáveis para navegarem no conduto genital.
  • Harmonia emocional entre o esposo e a esposa é também essencial.
Figura 1. Os órgãos reprodutivos feminino.

Registro das Observações

Um registro diário das observações feitas na vulva é essencial no Método de Ovulação Billings. O registro das características mais férteis, notadas durante o dia, se faz à noite. O primeiro registro, o qual se inicia imediatamente, é usualmente de 2-4 semanas de duração e se faz sem nenhum contato genital, para que as observações não sejam confundidas com nenhuma secreção devida às relações ou contato genital. O gráfico resultante proporciona informação ao esposo e a oportunidade de comunicar-se e tomar decisões. Não devem ser feitos exames internos, já que isso pode confundir.

Uma pergunta de grande ajuda para uma mulher ansiosa é: como é que ela sabe quando vem sua menstruação. Ela admitirá, rapidamente, que sente e vê o sangramento quando chega à vulva.

As observações de sensação e aparência serão aplicadas então a todas as demais observações que a mulher faz na vulva. Conforme os dias passam, ela reconhecerá seus padrões de fertilidade e infertilidade, de acordo com os padrões do muco.

Figura 2. Menstruação

Depois da menstruação, o cérvix é bloqueado com um tampão de muco espesso, denso, o qual evita a passagem das células espermáticas dentro do cérvix, e também protege o corpo de uma infecção. As células espermáticas que são mantidas fora da vagina, muito rapidamente, tornam-se incapazes de fertilizar o óvulo e são destruídas pelas células ao redor.

Os ovários estão quietos neste período. Não há nada saindo do cérvix e a vulva sente-se seca. Não se sente nada nem se vê nada.

Figura 3. Padrão Básico de Infértilidade de secura.

Depois das relações, a descarga de líquido seminal desde a vagina pode durar até 24 horas e ser sentido como algo molhado na vulva. Este líquido seminal não contém células espermáticas vivas. Elas foram destruídas na primeira ou na segunda hora, na vagina, quando o cérvix evita que entrem no útero.

O PBI

O Padrão Básico de Infertilidade é um padrão sem mudança e reflete inatividade ovárica. Nos ciclos longos é reconhecida por:

Secura sem mudança (Figura 3), ou Vulva seca com uma pequena quantidade de muco que se vê e que é o mesmo cada dia. A figura 4 ilustra um padrão básico de infertilidade de muco.

Figura 4. O padrão básico de infertilidade do muco.

Permanece o mesmo dia após dia, ciclo após ciclo.

Os ovários estão quietos. Muito pouco estrógeno está sendo produzido. O cérvix está fechado e não há penetração de esperma. Se a descarga permanece a mesma, dia após dia, por três ciclos, é um sinal de infertilidade. A vulva sente-se seca e o muco, que é o resultado de pequenos fragmentos que se desprendem da parte baixa do tampão, é pouco e opaco. Este padrão sem mudança de infertilidade é comum para muitas mulheres.

Anterior   Próxima