Introdução

A vida, em nosso planeta, depende da Luz do Sol e da Água. A luz solar é fundamental para o desenvolvimento da vida, mas não é o suficiente. Sem água, sem umidade a terra seria um deserto.

A semente , para germinar, necessita de terra, água e luz suficiente para fertilizar o solo. Quando a semente não germina devemos examinar quais foram os fatores que motivaram tal interrupção.

Podemos considerar a natureza como um grande relógio que controla o complexo programa da vida, os ciclos das estações e os ritmos dos seres vivos. 

Toda mulher traz dentro de si uma espécie de relógio interno que regula uma função vital: a procriação, o dar a vida a uma criança. Consideremos o corpo de uma mulher como a terra, na qual gostaríamos de plantar uma semente. A terra deverá ser quente e úmida para que a semente germine. Algo semelhante ocorre no corpo da mulher que vai conceber uma criança. Quando a mulher está na fase fértil de seu ciclo, isto é, quando pode conceber uma criança, seu corpo produz uma secreção mucosa especial. Vejamos a seguir todas as fases do ciclo menstrual da mulher.

O MOB é baseado inteiramente nos sintomas de fertilidade e infertilidade observados na vulva. 
Há quatro regras simples do Método de Ovulação Billings que são aplicadas se o casal deseja conseguir ou evitar a gravidez.

Três regras (as Regras dos Primeiros Dias) aplicadas no período até a ovulação, quando o dia ápice da fertilidade é identificado. A quarta regra (a Regra do Ápice) é aplicada quando o Dia Ápice for reconhecido.
O MOB pode ser utilizado desde a menarca até a menopausa, em períodos de amamentação, após medicação hormonal e quando ocorrem ciclos irregulares. Pode ser usado para conseguir ou evitar a gravidez. O MOB demonstrou evidências de ser eficaz para casais de baixa fertilidade atingirem uma gravidez e deve ser o primeiro recurso em casos de aparente infertilidade.

Durante os dias que levam “a ovulação”, o muco cervical sai da vagina quando a mulher está na posição de pé e se move. O muco é observado na vulva:

  1. Pela mudança de sensações na vulva ao longo do dia.
  2. Pela inspeção direta do muco que é visível, de tempo em tempo.

O registro destas observações se faz no final do dia. O registro revela os padrões de infertilidade e fertilidade.

O padrão de fertilidade é um padrão que muda. O padrão de infertilidade é um padrão sem mudanças. Estes dois são conseqüências de padrões hormonais que controlam a sobrevivência espermática e a concepção e, portanto, proporcionam informação confiável para conseguir ou espaçar a gravidez.

A anatomia do sistema reprodutor feminino é ilustrada na Figura 1. As partes importantes para observar são:

  • A cavidade do útero onde o bebê se desenvolve durante 9 meses;
  • O cérvix que produz o muco, responsável pela vitalidade e saúde das células espermáticas;
  • A vagina; as Bolsas de Shaw;
  • A vulva que sente a presença do muco que flui desde a vagina;
  • Os ovários contém o complemento cheio de células ováricas. Os folículos, nos ovários, produzem os hormônios que são responsáveis pelo crescimento do endométrio e sua preparação para a gravidez, a ativação do cérvix e a produção do muco, e as mudanças cíclicas na função da vagina e das trompas de Falópio.

Anterior   Próxima