Ovulação Atrasada – A fase pré-ovulatória longa e o padrão básico de infertilidade

A ovulação é amiúde atrasada em tempos de estresse, durante a amamentação e na pré-menopausa. O conceito de padrão básico de infertilidade é um elemento essencial do Método de Ovulação Billings. O reconhecimento deste padrão, sem mudança da infertilidade pré-ovulatória, permite liberdade para relações, sem conceber, na fase pré-ovulatória, sem importar quão longo ou curto possa ser.

O padrão básico de infertilidade é um padrão sem mudança, observado pelo período de pelo menos duas semanas. Seria:

Nada de muco (secura vulvar); ou uma descarga sem mudança na vulva, que acompanha um baixo nível sem mudança de estrógeno; ou uma combinação de (1) e (2) quando a descarga permanece sem mudança, durante 2 semanas de observação e é interrompida por dias secos.

O Padrão Básico de Infertilidade com mucosidade, nos exemplos (2) e (3), é de origem vaginal. Quando os estrógenos sobem suficientemente para causar uma resposta cervical, o padrão muda e significa possível fertilidade. O aumento e a queda dos estrógenos podem provocar uma resposta endometrial com sangramento, seja sangramento de rompimento ou de privação.

As Regras dos Primeiros Dias (ver adiante), aplicadas ao padrão básico de infertilidade, proporcionam segurança no Método de Ovulação Billings, e asseguram o reconhecimento do retorno da fertilidade, no caso de ovulação atrasada devido a qualquer causa.

Falha Cervical e o Padrão Básico de Infertilidade

O cérvix precisa produzir um muco adequado para o bom funcionamento do esperma. Em algumas circunstâncias, por exemplo aproximação (ou chegada) da menopausa, pós medicação contraceptiva, o cérvix falha ao responder ao estimulo estrogênico com conseqüente falha de liberação de muco receptivo ao esperma. A mulher está então infértil, mesmo se estiver ovulando. Ela deverá reconhecer isto como um padrão sem alteração, isto é.

P. B. de I. de secura, Uma descarga sem mudança, ou Uma combinação de ambos seco e uma descarga sem mudança.

Se aplicam as Regras dos Primeiros Dias, permitindo o reconhecimento de qualquer retorno da fertilidade.

As regras do Método de Ovulação Billings

Para conseguir a gravidez:

Aplique as Regras dos Primeiros Dias. Isto a torna capaz de reconhecer a mudança do padrão fértil de muco. Retarde a relação até que apareça o muco escorregadio. Os dias seguintes são os mais férteis. Daí que as relações deverão ocorrer enquanto o muco escorregadio é sentido e por um ou dois dias pós Ápice.
Para retardar a gravidez:

As Regras dos Primeiros Dias

Regra 1: Evite as relações nos dias de forte sangramento durante a menstruação.

Regra 2: noites alternadas são disponíveis para relações quando estes dias forem reconhecidos como inférteis. (Padrão Básico de Infertilidade)

Regra 3: Evite as relações em qualquer dia de muco ou sangramento que interrompa o Padrão Básico de Infertilidade. Permita três dias de P.B.de I. depois, antes de reiniciar as relações na noite do 4º dia. Regra 2 continua.

A Regra do Ápice

Deve-se evitar todo contato genital até o início do 4º dia após o ápice do muco. Desde este tempo até o final do ciclo, a relação sexual é disponível cada dia, a qualquer hora.

Importância do Gráfico

Se estas indicações são aplicadas, o casal pode obter 99% de êxito em evitar a gravidez. A anotação diária é importante para evitar gravidez, assim como recordar à mulher o sinal do muco, a cada dia. O registro dá valiosa informação e, juntos, decidir quando trarão ao mundo seu primeiro ou seguinte nenê. Uma poderosa e amorosa comunicação se estabelece entre eles, e o bebê é bem vindo e amado.

Anterior   Próxima